segunda-feira, 18 de abril de 2011

Emprego....É só procurar.....


O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é responsável pelo aumento considerável de pessoas no mercado de trabalho. De janeiro a abril deste ano, o SINE encaminhou 90 pessoas para o mercado, sendo que até o dia 13 de abril havia ainda 12 vagas pendentes. No mesmo período do ano passado, das cinco vagas em aberto, todas foram preenchidas por encaminhamento do SINE. Esse panorama mostra que o SINE tem se destacado como uma alternativa para conseguir emprego. A Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Viçosa, responsável pelo SINE, pretende melhorar ainda mais esse quadro.
Um dos desafios a serem vencidos é a falta de capacitação dos candidatos. Segundo a coordenadora do SINE, Carolina Vaz, as vagas com maior dificuldade para serem preenchidas são: açougueiro, costureira, cabeleireiro, vendedor externo, vidraceiro e serralheiro. Para suprir essa carência e oferecer aos candidatos a oportunidade de melhorarem o currículo, a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia está discutindo a implantação de cursos de capacitação, que vão permitir a ampliação do número de pessoas capacitadas direcionadas ao mercado de trabalho pelo SINE.
Atualmente, o banco de cadastros do SINE possui perto de três mil candidatos. É necessário que as pessoas que estão almejando o mercado de trabalho se preparem para atender os pré-requisitos. Para a secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Karla Gomes Sari, a capacitação é fundamental para a formação do profissional e, com isto, as pessoas podem vislumbrar melhores oportunidades. Segundo ela, outro fator essencial é a confiança dos empresários. “O SINE está de portas abertas para desenvolver parcerias com o empresariado. É importante que tenhamos esta aproximação junto aos dirigentes lojistas e ao empresariado em geral para podermos direcionar os treinamentos para as necessidades do mercado local e regional”, completa a secretária.
Para se cadastrar no SINE, basta ir à Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, na Rua Dr. Milton Bandeira, 140, sala 310, no Central Shopping. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Diariamente as vagas disponíveis no SINE também são divulgadas pela internet, no site da Prefeitura Municipal de Viçosa: www.vicosa.mg.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário