quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Entrega de Veiculo.................


Corpo de Bombeiros recebe veículo da PMV
 
 
O advogado Bento de Abreu Chiapeta, Procurador Geral do Município, promoveu a entrega do veículo WW, gol saveiro 1,6 flex, a álcool, carroceria aberta, placa HLF 6825, doado pela Prefeitura de Viçosa ao Corpo de Bombeiros da Universidade Federal de Viçosa, representado pelo Diretor de Logística e Segurança da Instituição, Belmiro Zamperlini.
A doação do veículo foi oficializada por intermédio do Decreto nº 4.493/2011, assinado pelo Prefeito Celito Francisco Sari em setembro último, e formalizada pelo Termo de Cessão de Bem Público, assinado pelo Prefeito e pela Reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares.
A solenidade de entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira, 30, na Garagem da Prefeitura e contou ainda com as presenças da Câmara Municipal de Viçosa, representada pelos Vereadores Antônio Elias, Cristina a Fontes, Carlito Alves (Meio Kilo) e Ademar Gomes; do Chefe da Garagem, Fernando Silva Martins; e do funcionário público federal, lotado no Corpo de Bombeiros da UFV, Geraldo Custódio da Silva.
A compra do veículo foi resultante de fundos restituídos ao Município pela Câmara de Vereadores.

Feliz Natal..........................

Dada Maravilha em Viçosa....

O ex-jogador Dário José do Santos, o Dadá Maravilha, grande artilheiro do Clube Atlético Mineiro nos anos 70 e ídolo da torcida, será a grande atração da Festa de Encerramento das atividades de 2011, que o Arsenal Esporte Clube promove no próximo dia 17 de dezembro, a partir das 19h30min, no Espaço Multishow, em Silvestre. Para oficializar o convite, o Presidente do Arsenal, Paulo César de Almeida (Paulinho Real) reuniu-se com Dario no último dia 25, em Belo Horizonte.
Além de Dário, serão homenageados os antigos jogadores de futebol de Viçosa, Lentine, Isidoro, Paquito e Ruy fontes, além de uma homenagem especial a um ex-jogador e ex-técnico de Viçosa.
Da atualidade, também serão agraciados os jogadores do Arsenal que se destacaram em 2011 e personalidade de outras áreas de atuação.
Após a solenidade, será oferecido um jantar seguido de música com Tok de Cor, Equipe Fashion e DJ Conexão entretenimento.
Outras informações com Paulinho Real, pelo telefone (31) 8627 5718.
Viçosa 30/11/2011.
 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aquisição de Alimentos...............

SEDRU convida agricultores sobre Programa de Aquisição de Alimentos
Atenção agricultores interessados em vender produtos hortigranjeiros para a Prefeitura de Ponte Nova. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural convida os agricultores familiares para uma reunião nesta quita-feira, 1º de dezembro de 2011, às 14 horas, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, rua Dr. João Vidal de Carvalho, no bairro Guarapiranga, para esclarecimentos sobre o edital de compras de produtos hortigranjeiros para a segunda etapa do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA - Municipal.

Chuvas em Ponte Nova.............

Chuvas já provocam prejuízos em Ponte Nova

As intermitentes chuvas que caem na cidade de Ponte Nova e região, desde quinta-feira (24/11), mostram um preocupante quadro, parcial, de prejuízo em diferentes pontos da zona urbana. O rio Piranga elevou seu nível em mais de um metro acima de seu nível normal, junto com seus afluentes, córregos e ribeirões, e pela característica montanhosa há casos de deslizamentos.  A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil acompanha a situação, orientando os moradores das áreas ribeirinhas para ficarem atentos quanto ao nível dos cursos de água e também aos moradores próximos de encostas para ficarem vigilantes e ao primeiro sinal de perigo saírem de suas residências. Na rua Cantídio Drumond , próximo à Prefeitura, no Centro Histórico, uma casa localizada no número 188 foi interditada pela Defesa Civil em virtude de deslizamento de um barranco, de cerca de 30 metros de altura, nos fundos do terreno, que afetou a estrutura da mesma e que leva perigo a outros imóveis vizinhos. O morador do imóvel foi conduzido para um hotel, enquanto a Secretaria de Obras promove reparos emergenciais. De acordo com levantamentos técnicos da equipe de engenharia da Prefeitura, o deslizamento é devido ao rompimento parcial da rede pluvial que passa junto do imóvel, e que deverá ser reformado.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Homenagem................

Hemominas de Bh, faz   homenagem a pessoas e entidades que no decorrer de 2011 contriuiram para a doação e divulgação de sangue neste periodo em toda regiao da Zona da Mata.
O prêmio foi entregue na sede da OAB em Ponte Nova em cerimônia concorrida .
Este apresentador se sentiu honrado em fazer parte do grupo de agraciados com a homenagem.

domingo, 27 de novembro de 2011

Promoção.............

Olá amiguinhos, este  ano quero a sua ajuda, para surpreender 5 crianças carentes neste natal.
Escreva para cidadealertavicosa@hotmail.com  e me de 5 nomes de crianças carentes que você conhece e  que  gostaria que eu fosse visitar com presentes. Não esqueça do nome completo da criança , endereço .
Obrigado pela ajuda e Feliz Natal...

Tempo Hoje

Neste domingo, o tempo seguirá nublado e chuvoso na maior parte do Estado, devido ao
transporte de umidade estabelecido entre a Amazônia e o Brasil Central (Regiões Sudeste e
Centro-Oeste) e a permanência da instabilidade atmosférica neste setor do País.
Viçosa
Céu nublado a encoberto com chuva.
Min: 17   Max: 25
Ponte Nova: Min: 18  Max: 27
Fonte Instituto Nacional de Meteorologia

Otimo Exemplo..................

Presidente do Sindicato das Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas de Minas Gerais visita o município                                 
O prefeito de Viçosa, Dr. Celito Sari, e o vice-prefeito, Dirceu Coelho, reuniram-se com a presidente do Sindicato das Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas de Minas Gerais, Elaine Pereira Clemente, e com a funcionária da Rebusca, Edna Alves, que representou a diretora da entidade. O objetivo da reunião foi estreitar a relação com a Prefeitura de Viçosa e propor um encontro com as secretarias municipais para discutir o funcionamento das entidades de assistência social ligadas à área de atuação de cada secretaria. Antes do encontro no gabinete do Prefeito, aconteceu uma reunião das entidades filantrópicas do município no salão social da Igreja Presbiteriana, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Rebusca. O intuito foi verificar questões relativas a convênios, atendimentos e aspectos financeiros das instituições a fim de identificar pontos com os quais o Sindicato pudesse contribuir para o melhor funcionamento da assistência social no município. Participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Ana Lúcia de Oliveira e representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Instituto Vida, Rebusca, Casa do Caminho, Abas, Sociedade São Vicente de Paulo, Centro de Educação Infantil Maria Tereza, Creche Maria João de Deus, Grupo de Apoio à Ação Comunitária, APAE, Lar dos Velhinhos, Serviços de Obras Sociais (SOS), Centro de Educação e Ação Social São Sebastião, Census, Amar Bem e Centro de Educação Infantil Pingo de Luz.

sábado, 26 de novembro de 2011

Tempo Hoje

Áreas de instabilidade geradas pelo calor e a alta umidade do ar favorecem a ocorrência de
pancadas de chuva em todo o Estado, neste fim de semana. O sábado tende a ser nublado e
chuvoso no Noroeste, Nordeste e Leste. No restante do Estado, há previsão das típicas
pancadas de primavera-verão.
Viçosa
Céu parcialmente nublado a nublado com
pancadas de chuva e trovoadas.
Min: 16   Max: 26
Ponte Nova: Min. 18 Max 28
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia

Diplomação.............

Prefeitura realiza formatura do Programa Projovem Urbano
A Prefeitura de Ponte Nova através da Secretaria de Assistência Social e Habitação realizou  nesta sexta-feira (25/11),  no Centro de Eventos Babilônia, no bairro Cerâmica Fortaleza, cerimônia solene de formatura do Projovem Urbano. Receberam diploma 158 jovens de 18 a 29 anos, que freqüentaram o programa durante 18 meses, com início em 2010. Além de concluírem o Ensino Fundamental, os alunos ainda puderam optar por diversas áreas do ensino profissionalizante. O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal que propicia aos jovens entre 18 e 29 anos elevação da escolaridade e conclusão do Ensino Fundamental. Como incentivo, os participantes receberam bolsa de R$100,00.  As aulas foram ministradas nas Escolas Municipais Otávio Soares e José Maria da Fonseca.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Seminário DST- AIDS

Secretaria de Saúde promove Seminário DST/AIDS
Em 1° de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenadoria Municipal do Programa de DST/AIDS, realiza o 1º Seminário Microrregional de DST/AIDS. O evento ocorrerá no salão nobre do Pontenovense Futebol Clube e terá a seguinte programação: às 9 horas, palestra com o Padre José Luiz da Silva, com o tema “Mudança de Paradigma”; às 10h10min, a enfermeira Juliana Alves Martins Monteiro, fala sobre “Epidemiologia da AIDS em Minas Gerais e na microrregião de Ponte Nova; em seguida, às 11 horas, a médica Rosilene Ferraz ministra palestra sobre “Diagnóstico e tratamento das DST com foco na Sífilis”. À tarde, após o almoço ocorrerão mais três palestras: às 13h30, o farmacêutico Marcos Carvalho promove debate sobre “Condutas frente a situações de exposição; ele será seqüenciado pelo psicólogo Marco Túliio Cavalcante que falará sobre “Relação Terapeuta/Paciente”, e encerrando a programação das palestras, Cabo Júlio Flávio de Oliveira, da 21ª Cia Independente da PM ministrará palestra sobre “Conseqüências da Droga e da Violência na Sociedade

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Revitalização..................

Praça Silviano Brandão vai ganhar jardim planejado
Na última terça-feira, dia 22, a demolição do coreto da Praça Silviano Brandão atraiu olhares curiosos de quem passava pelo local. O coreto, que foi construído na década de 1980, atualmente estava sendo usado de forma indevida, um resultado do mau estado de conservação e o descaso com a Praça. Por isto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo começou a realizar obras de revitalização, visando o melhor aproveitamento do espaço público para o lazer e o bem estar dos viçosenses.  Apenas a parte interna do coreto foi demolida, os pilares e a cobertura foram conservados. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Eugênio de Moura, no lugar será construído um jardim, com sistema de drenagem pluvial e iluminação. A previsão é que o novo jardim da Praça esteja pronto com decoração natalina dentro de 15 dias. O secretário disse que o próximo passo do processo de remodelagem da Praça será o nivelamento dos canteiros suspensos, onde se encontra a estátua do ex-presidente Arthur Bernardes. “A estrutura do coreto e do jardim suspenso é de difícil manutenção”, explicou o secretário.

Fiscalização na Feira Livre..............

Prefeitura promove fiscalização na Feira-Livre
Neste sábado (26), equipes do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Viçosa, da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Trânsito vão realizar uma vistoria na Feira-Livre, atrás do Colégio de Viçosa, a partir das 8h. Segundo o Departamento de Fiscalização, a proposta é garantir a segurança do consumidor e a organização da Feira-Livre. As equipes vão verificar se todos os feirantes estão autorizados para ocupar o espaço, orientar os feirantes quanto ao acondicionamento dos produtos e verificar a presença de automóveis no interior da feira, o que não é permitido.

Transparência..........................

1ªConferência Municipal sobre Transparência
e Controle Social de Viçosa acontece nesta semana
A Prefeitura de Viçosa convida toda a população para participar da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social nesta sexta-feira (25) e sábado (26). Com o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, a Conferência é etapa preparatória para a 1ªConferência Nacional sobre Transparência e Controle Social. A organização do evento está sob responsabilidade da Secretaria de Finanças, com o apoio da Controladoria Geral do Município e secretarias de Administração e Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia. A Conferência vai debater ações de participação da sociedade no controle da gestão pública e de fortalecimento da interação entre sociedade e governo, além de estimular os órgãos públicos a implantar mecanismos de transparência e acesso às informações públicas. O evento irá eleger delegados e encaminhar propostas para a 1ª Conferência Estadual, que acontecerá entre os dias 14 e 15 de março de 2012, em Belo Horizonte.  A Conferência será realizada no Auditório do Instituto Municipal de Assistência ao Servidor (IMAS), localizado na Rua Maria Geralda Paranhos, 107, Centro.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cidadania..............

Prefeitura e Complexo Penitenciário inauguram horta e pomar comunitários
Convênio entre a Prefeitura e o Complexo Penitenciário de Ponte Nova garante hortaliças e frutas para famílias carentes e alunos de escolas públicas. A Prefeitura de Ponte Nova já colhe os primeiros resultados positivos da implantação da horta e pomar, numa área de 4.800 metros quadrados, anexa ao Parque Florestal Tancredo Neves (Passa-Cinco). O sucesso está sendo possível, graças a um acordo firmado entre o Prefeito Joãozinho de Carvalho e a Secretaria de Estado de Defesa Social, administradora da Unidade Prisional de Ponte Nova. O pacto estabeleceu que a Prefeitura entraria com a área, serviços de máquinas, insumos e infraestrutura, enquanto o Complexo Penitenciário forneceria mão-de-obra dos detentos, ferramentas e coordenação dos trabalhos manuais. Para cada três dias trabalhados, os detentos têm um dia na redução na pena.  Após o preparado da área, com construção de cercas, melhoria de acesso, reforma e ampliação da casa de ferramentas e banheiros, a unidade de produção será inaugurada no próximo dia 02/12. O terreno já recebeu o plantio de mudas de frutas (goiaba, acerola, manga, ameixa, laranja etc...). No próximo ano há previsão das primeiras colheitas. Os canteiros de hortaliças já iniciam a produção nas próximas semanas. Pelo convênio, 60% da produção será destinada ao próprio presídio e o restante de 40%, a Prefeitura enviará às entidades beneficentes, escolas, creches, associações de moradores e unidade de processamento, com rígido controle da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.  “A horta e pomar estão muito bem cuidados pelos servidores do Presídio e pelos detentos. A produção será bem maior do que o esperado. O convênio tem um grande alcance social. De um lado a recuperação dos presos e do outro a garantia de segurança alimentar para quem precisa”, assinalou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Alfredo Padovani, responsável pela manutenção do convênio.

Finalmente..............

Começa o debate para a regulamentação das atividades de “Flanelinhas” em Ponte Nova
Na tarde desta terça-feira (22/11), o secretário de Governo Eduardo Bemfeito presidiu reunião com o objetivo de debater ações para a organização das atividades de “guardador de carros” (flanelinhas) em Ponte Nova. O encontro aconteceu após a assinatura de um TAC, Termo de Ajustamento de Conduta, entre Município e o Ministério Público, o qual fixa prazo para a regulamentação das atividades laborais a partir de envio de um projeto de lei à Câmara de Vereadores. Estiveram presentes no encontro – Marcus Vinicius Araújo da Silveira (Procurador Jurídico), Valéria Alvarenga (Secretária de Assistência Social e Habitação), Angélica Lessa (Secretária de Gestão e Recursos Humanos), Carlos Tiago Azevedo (Chefe de Gabinete do Prefeito), Major Ivani Damasceno (Chefe do Departamento Municipal de Trânsito), José Mauro Leite Veiga (Coordenador de Educação para o Trânsito), Rogério Elísio (Chefe do Departamento de Fiscalização e Posturas) e Sargento Roseli (Assessora de Comunicação da 21 Cia Independente da Polícia Militar/Ponte Nova) Ficou estabelecido que serão feitos estudos pormenorizados sobre o tema, a partir de um cronograma de atividades, que culminará no envio da iniciativa de lei para o Poder Legislativo.  Valéria Alvarenga disse que a questão é social e que a regulamentação das atividades tem que ser cuidadosa. Ela lembrou que na administração Zezé Abdalla (2002/2003 e 2004), quando esteve à frente da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público, Polícia Militar e Civil, e outras entidades, implantou o “Programa Lavagem Legal”, que disciplinou os serviços dos “flanelinhas”, mas que depois foi finalizada. Representando o Prefeito, Eduardo Bemfeito disse que a Prefeitura e parceiros farão um amplo estudo sobre o assunto para dar sustentação à preparação da Lei. “Nos próximos encontros teremos importantes informações estatísticas que balizarão o nosso cronograma de atividades”, informou o secretário de Governo.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Multirão da Dengue......................

Mutirões contra a Dengue coletam cerca de 10 toneladas de materiais
Os mutirões contra a Dengue realizados nas últimas três semanas nos bairros Vale do Sol, Nova Viçosa e São Sebastião coletaram cerca de 10 toneladas de materiais que acumulam água e servem de criadouro do mosquito transmissor da Dengue, como garrafas pet, embalagens de vidro, latinhas de alumínio e pneus. O objetivo foi combater a disseminação da Dengue nos bairros com maior índice de infestação predial do vetor, o mosquito Aedes aegypti. Mais de 5 mil residências foram visitadas pelos agentes de endemias, durante o trabalho de orientação dos moradores, e mais de 700 terrenos baldios foram vistoriados. Esta foi uma iniciativa do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Viçosa e da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), secretarias municipais de Obras e de Cultura e Faculdade Univiçosa. A coordenadora da campanha, Roberta Tavares Moreira, destacou a colaboração de todos. “A participação dos parceiros e da população foi muito importante para o sucesso dos mutirões. Sem eles, não seria possível realizar nossas atividades”, afirma. Ela destaca que outros mutirões já estão sendo planejados para o início do ano que vem.

Visita Oficial

Comitiva do Exército Brasileiro faz visita ao Prefeito
Nesta segunda-feira (21), o prefeito de Viçosa, Dr. Celito Sari, o vice-prefeito, professor Dirceu Coelho, e o secretário de Governo, José Antonio Oliveira (Tafarel) receberam o Coronel de Infantaria, Israel Guimarães Martins, o Sub-Tenente Alberto Marques, ambos da 4ª Região Militar, com base em Belo Horizonte. Eles estiveram acompanhados do Sub-Tenente Barreto, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra (TG) de Viçosa. O objetivo da visita foi de agradecer ao prefeito o apoio que é dado à unidade do Exército local. O Coronel destacou os trabalhos do TG para a sociedade para a transferência dos valores e no apoio à juventude. O prefeito disse que a unidade do Exército Brasileiro no Município tem participado ativamente nos trabalhos que são desenvolvidos em parceria com a comunidade, como por exemplo, nas campanhas de cunho ambiental e combate à Dengue. A visita do Coronel ao TG teve também a finalidade de observar o estado moral da tropa, a capacidade de cumprimento das ações de defesa nacional e conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos junto à população. A Prefeitura sempre deu suporte para o funcionamento da unidade local e o Coronel disse que as unidades que estiverem bem estruturadas poderão sediar o exercício de Defesa Nacional. O Secretário de Governo, Tafarel, disse que já está fazendo um levantamento das necessidades estruturais do TG, junto com o Sub-Tenente Barreto, e as melhorias serão realizadas.


Na reta Final................

Secretaria de Meio Ambiente lidera reunião para esclarecer
a população sobre a Usina Eco Sustentável
A fim de esgotar o máximo possível o assunto relativo à instalação e à gestão da Usina Eco Sustentável, mais uma reunião pública foi convocada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV). O secretário de Meio Ambiente Luis Eugênio Moura levou os representantes da RISAM, o professor Márcio Arêdes e o assessor de Marketing, Marcos Rocha, para apresentar mais esclarecimentos sobre o funcionamento da Usina Eco Sustentável e sobre o convênio que está sendo realizado entre a PMV e a RISAM. Na mesa também estiveram o presidente da Câmara, João Batista Teixeira, o procurador do Município, André Chiapeta, o diretor presidente do SAAE, Sanzio Borges, e o diretor de Limpeza Pública do SAAE, Geraldo Fausto, e o vereador Antônio Elias, que também é presidente do Comissão de Meio Ambiente. A Prefeitura está adquirindo, por meio de convênio com o BDMG, uma usina para a destinação final do lixo, utilizando tecnologia desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa (UFV). A empresa RISAM, conveniada com a UFV para a realização de pesquisas, está para instalar no Município um sistema que incorpora vários equipamentos e processos para eliminar os resíduos sólidos. Tudo isto com aprovação dos setores ambientais, conforme já estão em tramitação os documentos. A usina, que é auto-sustentável, vai priorizar empregos para as associações de catadores de materiais recicláveis do Município, além de trazer mais segurança no processamento do lixo.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

São Bartolomeu..............

Alunos da Escola Dr. José Teotônio Pacheco
visitam nascente do São Bartolomeu
Cerca de 50 alunos do 4º ano da Escola Municipal Dr. José Teotônio Pacheco visitaram uma das 440 nascentes do Ribeirão São Bartolomeu, próxima ao bairro Romão dos Reis. O engenheiro florestal e funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Fábio Barbosa, acompanhou os estudantes e os orientou a preservar os recursos hídricos. Além disso, Fábio realizou a medição de vazão da água na nascente, que foi de um litro por segundo. Ele explicou aos estudantes que, com a água produzida em uma hora, é possível abastecer 24 pessoas por dia, considerando que cada uma delas consome 150 litros por dia.  A visita é uma maneira de trabalhar a educação ambiental junto à população. Esta é uma preocupação constante da Autarquia, que sempre desenvolveu um trabalho de conscientização com estudantes de escolas públicas e privadas e de instituições de ensino superior sobre o uso racional da água. O Programa de Visitas ao SAAE acontece durante todo o ano. Para agendar visitas à Estação de Tratamento de Água I, os interessados devem entrar em contato com o setor de Comunicação, através do telefone 3892-6000, durante a manhã.

domingo, 20 de novembro de 2011

Tomaram Posse....

Toma posse nova equipe do Conselho Tutelar
O Prefeito Joãozinho de Carvalho, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Valéria Alvarenga, e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, CMDCA, Terezinha de Jesus Vale Alves Costa, deram posse na manhã desta sexta-feira (18/11), aos novos membros do Conselho Tutelar de Ponte Nova. Foram empossados: Maria José Gomes – Zezé, reeleita; Isabela Gonzaga da Cunha, Margarete Maria da Silva, Regina Coeli de Oliveira Maciel e José Estanislau Brum, mais Mércia Aparecida, suplente.  O prefeito enfatizou a importância da função, desejou bons trabalhos para a nova equipe e agradeceu os serviços prestados pelos conselheiros que deixaram o cargo. Terezinha Alves Costa relembrou a história do Conselho e falou da importância da função que tem caráter de dedicação exclusiva. “Conselheiro é revestido de uma responsabilidade enorme, vocês estão preparados e desempenharão uma função de enorme importância para a cidade. Seremos rigorosos na fiscalização. Ficamos frustrados com o pouco número de candidatos. Isso se deve à insatisfação da sociedade e falta de credibilidade do trabalho realizado. Cabe a vocês desempenharem um bom papel. Sejam bem-vindos e que as crianças e adolescentes usufruam de um bom trabalho”, disse.

Residencia Médica...........

Residência médica em Ponte Nova, a partir de janeiro de 2012
O Prefeito de Ponte Nova, Joãozinho de Carvalho, a secretária de Saúde Varneli Bemfeito, receberam na tarde de sexta-feira (18/11), dirigentes e alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP/Curso de Medicina, e provedores e administradores dos Hospitais Nossa Senhora das Dores e Arnaldo Gavazza Filho/Fundação, para a cerimônia de assinatura de convênio que proporcionará a presença de alunos em residência médica no serviço de saúde de Ponte Nova, a partir de janeiro de 2012.  O estágio faz parte da grade curricular do curso de Medicina em Internato Ambulatoriais e Hospitalares de Cirurgia, de Clínica Médica, de Pediatria e de Ginecologia/Obstetrícia e em Internato Rural. Cerca de 30 alunos residirão em uma casa no Centro Histórico. O convênio beneficiará a população de Ponte Nova, promoverá o crescimento da prestação de serviços no sistema de saúde, e beneficiará os estudantes do Curso de Medicina da UFOP, que serão inseridos em um cenário de prática médica referência da região; e todo o sistema de saúde do Brasil, com a formação de médicos melhor inseridos no sistema de saúde e nas políticas públicas de saúde.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Parcerias..............

SAAE, Prefeitura e Casa do Empresário firmam
parceria para fortalecer a Limpeza Pública
Expandir a coleta seletiva e incentivar os comerciantes a respeitarem os horários de coleta de lixo. Esse é o principal objetivo da parceria estabelecida entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a Prefeitura Municipal de Viçosa e a Casa do Empresário, formada pela Associação Comercial de Viçosa e pela Câmara de Dirigentes Lojistas, no dia 09 de novembro. O SAAE propôs criar uma nova rota para a coleta de lixo nos estabelecimentos comerciais, criando assim um horário mais apropriado para o recolhimento de materiais recicláveis, principalmente caixas de papelão. Essa proposta, além de atender os interesses dos comerciantes, amplia a coleta seletiva no município. A Autarquia aguarda retorno da Casa do Empresário, que vai definir com os comerciantes o melhor horário para a coleta. A Casa do Empresário se comprometeu a auxiliar o SAAE a motivar os mais de 600 associados a colaborarem com a Limpeza Pública e cumprirem os horários de coleta, tanto em reuniões quanto na divulgação no informativo da associação. Participaram da reunião o diretor de Limpeza Pública do SAAE Geraldo Fausto, o assessor técnico da Autarquia Marcos Magalhães, o diretor de Comércio da Associação Comercial Eustáquio Sant’Anna, a diretora de Produtos e Serviços da Câmara de Dirigentes Lojistas Rosane Petrina Vidigal e a gerente administrativa da Casa do Empresário Ana Cristina de Faria Silva.

Alerta..............

Cobrança pelo uso da água na Bacia do Rio Doce
começa em janeiro de 2012
Com o objetivo de investir na recuperação e conservação de cursos d’água na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, será cobrada uma taxa pelo uso da água na região abastecida pela bacia a partir de janeiro de 2012. O valor deve ser pago pelos usuários de recursos hídricos, como empresas e autarquias de abastecimento e saneamento básico, indústrias e setores da agropecuária e da pesca. Estas atividades utilizam a água como meio de produção e que também são fontes de descarte de resíduos nos cursos d’água.  A cobrança, que já acontece em outras bacias, é um dos dispositivos de gestão das águas determinado na Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei Federal nº 9.433/1997 e na Política Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais, instituída pela Lei Estadual nº 13.199/1999, que foi regulamentada em Minas Gerais pelo Decreto 44.046, de 13 de junho de 2005. A Agência Nacional das Águas (ANA) está desenvolvendo ações para estabelecer a cobrança desde 2001, juntamente com gestores estaduais e comitês de bacias hidrográficas.

Revitalização de nossas praças...............

Prefeitura começa a revitalizar praças públicas
Recentemente, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura de Viçosa realizou um levantamento sobre as praças públicas da cidade, que serviu de base para o desenvolvimento de um projeto de mapeamento e revitalização destas áreas. “Devido às precárias condições de algumas praças e jardins de Viçosa, e com a aprovação da reforma da Praça Silviano Brandão, teve-se a ideia de ampliar a reforma para todas as praças da cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente, Luis Eugênio de Moura. O estudo avaliou a infraestrutura das 45 praças públicas de Viçosa que, agora, serão contempladas como projeto de revitalização, que inclui jardinagem, pavimentação dos passeios, pintura, corte e plantio de árvores. Além disso, também vai projetar alternativas viáveis de cunho sócio-ambientais para o melhor aproveitamento das áreas.  De acordo com Luis Eugênio, “a proposta é reformar uma praça a cada 15 dias”. As revitalizações começam a partir deste mês, sendo que as primeiras praças contempladas serão nos bairros: Nova Viçosa, Amoras, Santa Clara (parte alta), Silvestre e João Braz. Segundo o secretário, o projeto terá como parceiros os vizinhos das praças, que também terão a responsabilidade de zelar pela preservação das áreas. “Com as revitalizações, reformas e re-paisagismo, as praças poderão oferecer uma grande fonte de lazer com segurança, para todas as famílias viçosenses”, completou o secretário.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Eleitos..........

População define os cinco novos conselheiros do Conselho Tutelar
Maria José Gomes, Zezé, Isabela Gonzaga da Cunha, Margarete Maria da Silva, Regina Coeli de Oliveira Maciel e José Estanislau Brum, são os novos conselheiros tutelares do Município de Ponte Nove. A escolha foi definida no domingo (13/11), mediante do voto secreto de 1077 eleitores, acima de 16 anos, que compareceram aos 17 postos eleitorais de bairros e distritos. A equipe de conselheiros será responsável pela aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente e modernização dos trabalhos da área nos próximos 3 anos. O processo eleitoral foi conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e transcorreu num clima de absoluta tranqüilidade em 17 postos eleitorais, nos bairros e distritos pontenovenses.  A escrutínação dos votos foi realizada imediatamente após a votação e transcorreu na Escola Municipal Dr. Otávio Soares. O ato foi acompanhado pelos candidatos, seus familiares, fiscais e equipe da Secretaria. Finalizado o pleito, a secretária de Assistência Social, Valéria Alvarenga, parabenizou os novos componentes do Conselho Tutelar, e lembrou-lhes sobre a responsabilidade do cargo que exercerão.  Na sexta-feira (18), os novos conselheiros tomam posse oficialmente, no Gabinete do Prefeito, após a publicação de decreto municipal.

Tempo Hoje

Neste feriado da Proclamação da Republica, o tempo deve ficar instável e com chuvas
em praticamente todas as regiões mineiras. Há chance de acentuado volume de
precipitação, especialmente, nas localidades situadas na Zona da Mata, Triângulo,
Centro e Sul de Minas. As temperaturas máximas sofrem declínio em resposta ao
aumento da nebulosidade e ocorrência de chuva, principalmente, no Sul e Zona da Mata
Viçosa
Céu encoberto a nublado com pancadas de
chuva.
Min: 15     Max: 27
Ponte Nova:  Min: 17     Max : 27

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Clip do dia..............


A Musica do momento....

Vagas...........

Consórcio de Saneamento Básico seleciona estagiários de
Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Química
O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (Cisab) lança o edital nº 001/2011 para seleção pública de estagiários de Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Química, sendo uma vaga para cada área. As inscrições começam nesta quarta-feira (16) e devem ser feitas no escritório central do Consórcio, localizado na Rua Nossa Senhora das Graças, 170, bairro Bom Jesus, das 13h30 às 18h. O prazo termina no dia 08 de dezembro.  Os candidatos selecionados vão trabalhar em Viçosa, onde fica a sede do Consórcio. O estagiário de Ciências Contábeis vai atuar na área administrativa, dando suporte a processos licitatórios, por exemplo. O de Engenharia Civil vai realizar levantamentos de dados para os municípios consorciados e desenvolver projetos na área de saneamento, juntamente com a engenheira responsável. O estagiário de Química vai trabalhar no Laboratório de Excelência do Cisab, que fica na Rua do Pintinho, e auxiliar na realização de análises de qualidade da água. O estágio é remunerado e a carga horária de trabalho é de 20 horas semanais. O interessado deve estar matriculado a partir do quinto período da graduação em instituição de ensino reconhecida pelo MEC, estar quite com as obrigações eleitorais e com o serviço militar (para o sexo masculino). Além disso, no ato da inscrição, é necessário apresentar indicação da instituição, currículo e histórico escolar com coeficiente de rendimento. A seleção consta de prova escrita e de títulos e entrevista. A prova escrita acontece no dia 10 de dezembro, no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa. Outras informações no edital, disponível no site www.cisab.com.br.

Combate a Dengue

Agente da saude orientando morador

Todos fazendo a sua parte
Ações de combate à Dengue se concentram no bairro São Sebastião
Nesta semana, o bairro São Sebastião recebe equipes da Prefeitura de Viçosa, juntamente com parceiros, para o mutirão contra a Dengue. O intuito é intensificar o combate ao mosquito transmissor da doença com conscientização da população e coleta de materiais que possam servir de criadouro do mosquito. A iniciativa, que já aconteceu no Vale do Sol e em Nova Viçosa, começa nesta quinta-feira (17). Até sexta-feira (18), os moradores vão receber orientações sobre a doença e instruções sobre o descarte de materiais. No sábado (19), agentes de endemias e agentes municipais de Limpeza Pública, com o apoio de caminhões do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Secretaria de Obras, recolhem os materiais descartados pelos moradores e fazem uma inspeção em lotes. Nesse dia, o mutirão começa na Praça Levino Coelho, também conhecida como Praça do Cruzeiro, e deve percorrer 2.074 residências e 272 terrenos baldios. Mais uma vez, a coordenadora do mutirão, Roberta Tavares Moreira, salienta que, em caso de chuva, outra data será agendada. O índice de infestação no bairro é de 0,4%, o que ainda é aceitável, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta é uma parceria do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Viçosa e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com o apoio do SAAE, secretarias de Obras e de Cultura e Faculdade Univiçosa.

domingo, 13 de novembro de 2011

Tempo Hoje

Neste domingo, as condições meteorológicas são favoráveis ao aumento da
nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva, raios e rajadas de vento,
principalmente, no Centro, Oeste e Sul do Estado de Minas Gerais. Tal situação se deve
à intensificação de áreas de instabilidade atmosféricas associadas a um sistema de
baixa pressão no litoral do Sudeste brasileiro.
Céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e
trovoadas no Sul, Oeste, Triângulo, Noroeste, Zona da Mata e Centro.
Demais regiões, céu parcialmente nublado.
Viçosa
Céu parcialmente nublado a nublado com
pancadas de chuva e trovoadas.
Min: 18   Max:  31
Ponte Nova:  Min: 20     Max: 33
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia

Belo exemplo...

Francielle de Oliveira ( Foto Globo.com)
Presa por tráfico, Francielle de Oliveira presta o exame em Campo Grande.
Em todo o estado, 595 detentos estão inscritos para fazer a prova.
“Quero esquecer isso daqui. Deixar para trás e começar nova vida”, essa é a expectativa da detenta Francielle de Oliveira Dourado, de 20 anos, que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) prisional, que acontece no fim do mês em todo o país. Francielle é, segundo a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), uma das 595 pessoas que estão inscritas para fazer as provas do Enem em unidades prisionais e unidades educacionais de internação (Uneis) em Mato Grosso do Sul. O estado, conforme a Agepen, é o sexto do país em número de inscritos no Enem prisional. A jovem detenta está detida no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande. Presa por tráfico de drogas e ainda aguardando julgamento, a jovem revela que tem o ensino fundamental completo e cursa, dentro do presídio, o primeiro ano do Ensino Médio. Ela diz que pretende ir bem nas provas para garantir o certificado de conclusão do Ensino Médio e futuramente fazer a faculdade de Direito. “Acho que tenho chances sim. Aqui os professores são muito bons”, afirma a detenta, que sonha fora da cadeia, em dar uma vida melhor ao filho de 3 anos que mora com a avó em Barra do Garças, em Mato Grosso.

Sec. de Agricultura a todo vapor.................

Novo maquinário possibilita mais eficiência nos serviços prestados pela Secretaria de Agricultura
Com o período chuvoso, a Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Viçosa está realizando o cascalhamento de estradas rurais do município, priorizando os pontos mais críticos das estradas principais, onde é comum ocorrer atoleiros e as estradas ficarem mais escorregadias nessa época do ano. Segundo o secretário de Agricultura, Lídson Lehner, a Patrol, adquirida recentemente pela Prefeitura, está contribuindo para o maior rendimento dos trabalhos. “Com o novo maquinário, as ações estão mais eficientes”, destaca. Ele também salienta que a demanda é muito grande, mas que, nesse período de um ano e três meses à frente da Secretaria, a equipe não está medindo esforços para atender o máximo possível de comunidades Além da Patrol, a Prefeitura também adquiriu recentemente uma Retroescavadeira e um Rolo Compactador. O investimento com recurso próprio foi de aproximadamente R$900 mil. O maquinário visa reforçar os serviços das Secretarias de Agricultura e Obras, auxiliando ações nas áreas rurais e urbanas e dando suporte à Usina de Asfalto.

sábado, 12 de novembro de 2011

Tempo Hoje

As áreas de instabilidade perdem força e as temperaturas entram em elevação sobre a
maioria das regiões de Minas Gerais no decorrer deste sábado. Entretanto o forte
aquecimento deverá favorecer a ocorrência de chuvas isoladas no período da tarde e
noite sobre o Sul, Triângulo, Oeste e Noroeste do Estado. A frente fria que está sobre a
região Sul do Brasil deverá atingir Minas Gerais e o litoral fluminense a partir de
domingo à noite e no decorrer da segunda-feira.
O INMET adverte aqueles que forem aproveitar o feriado prolongado, de 15 de
novembro, no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que há forte
possibilidade de que o retorno deste período ocorra sob situação de chuva intensa nas
estradas que ligam o litoral as regiões Central, Sul, Zona da Mata e Leste de Minas
Gerais, exigindo atenção redobrada, especialmente nos trechos serranos e nos períodos
noturnos e ao entardecer.
Viçosa
Céu parcialmente nublado.
Min: 15   Max 28
Ponte Nova: Min: 16    Max 30